[ARTIGO] Luz é tudo!

Como fotógrafos, nós observamos e relatamos luz, ou aprendemos a usá-la e manipulá-la para “pintarmos” uma cena. Não é a toa que a luz é uma das primeiras coisas mencionadas na Bíblia. Se você já leu a Bíblia, você deve ter notado que nas primeiras quatro sentenças, embora Deus criou os céus e a terra, era tudo vazio, sem forma e vazia, até que por seu comando houve luz, e Ele então declarou que isto era bom! Quão importante é luz então?Esta escrito exatamente assim…

Gen 1: 1-4 – No princípio, Deus criou o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo. E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E Deus viu a luz, que era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.Luz, e a ilusão de profundidade.
Seja qual for a mídia utilizada para criar ou mostrar uma imagem, seja a tela do seu computador, uma tv, papel fotográfico, etc …ela é uma representação bi-dimensional,  ou seja (altura e largura) de um mundo tri-dimensional (altura, largura e profundidade). A ilusão de profundidade é obtida através das linhas de perspectiva e, principalmente, pela luz. Olhe para o diagrama abaixo e observe as cinco luzes da natureza, e a diferença que eles fazem. Passe algum tempo pensando sobre eles, e prestar atenção a eles em torno de você, e como se formam, e pintar o ambiente em 3 dimensões em que vivemos.

Note a ilusão de um objeto de 3 dimensões como o  ovo à direita. Ambos os desenhos são mostrados em uma superfície de duas dimensões (tela do computador), mas por causa do uso de luz e sombra, a imagem da direita tem profundidade. Isso é o que usamos para fazer nossas imagens saltarem da tela ou papel. E e com isto em mente que partimos para criar nossas fotografias.

Presentation Portugues.007

Muito deste importante fundamento é coberto no nosso workshop “fundamentos da fotografia“.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply